Seguidores

Obrigada pela Visita.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Salada Gelada de Macarrão

                                                                       Fig.1
                                                                      Fig.2

                                                       Tenho a respeito desta salada de Macarrão uma história interessante para contar. Idos de 1977, São Paulo, Pensão do Américo , Vila Clementino, em frente à  Escola Paulista de Medicina, onde realizava meu Mestrado em Morfologia Animal.
                                                         Conheci nesta época um pessoa sensível, culta, esotérica até a raiz dos cabelos e nos tornamos muito amigos, acontece que , apenas eu não sabia, o amigo era muito disputado pelas pensionistas  bonitas e charmosas.
                                                        O médico também sabia cozinhar e passou-me esta receita , quando resolveu sair da Pensão do Américo e montar o seu apartamento lá pelo bairro mesmo. Convidou-me para escolher as almofadas, os utensílios de cozinha , carpetes e cortinas, lembro que para não ficar muito dispendioso para ele resolvi fazer à mão as capas das almofadas e costumizei os panos de prato e  toalhas de mão.
                                                      Ninguém acreditava que era só amizade, o Médico antes era arisco e desconfiado com todas, rs, quiz saber o "porque " da diferença comigo..Sabem a resposta: " eu era confiável porque sabia ser amiga sem segundas intenções e ele sentia carência de uma amizade feminina desinteressada".  Bem  quando o apartamento estava montado  , entre outros quitutes pude saborear esta receita que passo para vocês, creio que alguns já conhecem, mas foi com este amigo que aprendi .

Ingredientes: 1 pacote de macarrão parafuso
                    3 ovos cozidos
                    3 cebolas brancas médias
                    1 lata de milho em conserva
                    1 lata de ervilhas em conserva
                    1vidro de catchup tradicional
                    1 vidro de catchup picante
                    1 pote pequeno de maionese helmans tradicional
                    1 pote de maionese helmans sabor limão
                    1 pacote de orégano
                    1 pacote de salsa desidratada
                    3 latas de atum coqueiro ou Gomes da Costa ao óleo
                    1 pacote grande de batata palha sabor tradicional

Modo de Fazer:
                    cozinhar o macarrão "al dente", escorrer e reservar. O milho e as ervilhas escorrer e lavar em água corrente potável para remover o sabor do liquido da conserva, reservar. No pirex ou recipiente fundo onde o prato vai ser montado  coloque as cebolas bem picadas e acrescente o catchup tradicional mexendo bem. Adicione o milho , as ervilhas  e a maiosese tradicional. Misture bem e coloque  o atum sem o óleo da conserva ( escorra antes) . Agora acrescente o macarrão reservado (  pode lavar um pouco com água fria, escorrer, ou passar um pouco de azeite para ficar mais solto) . mexa bem, misture e adicione o catchup picante , o orégano,  a salsa  e finalize com a maionese  sabor limão . ( Fig .1).
                     Leve à geladeira como está na fig.1. Meia hora antes de servir  a salada de macarrão retire-a, acrescente sobre a mesma  a batata palha generosamente cobrindo toda a salada e por cima os ovos cozidos cortados ao seu gosto.(Fig 2).
                    Pode enfeitar com ramos de majericão,  pimenta biquinho etc. Fica delicoso e pode crer , nas festas de confraternização, faz um tremendo sucesso.  Eu, pelo menos, sou intimada sempre a levar a "salada de macarrão"   , olhada com desconfiança    da primeira vez e agora a favorita! 
                     Bem, agora minhas colegas do Coral  não vão mais me cobrar a receita. 

Atenção: o atum pode ser substituido por sardinha   enlatada, frango desfiado, camarão, já fiz  de todas as formas e a preferida é a de atum. outro detalhe importante a sequência da mistura acima , se alterada , parece mentira, mas altera o sabor do prato .

                                    Experimentem e me contem depois. Agora estou respondendo aqui mesmo os comentários.  
                                                              Beijos e Até!

Escrito por Maria Claudete. F.H.Batista
                   

6 comentários:

  1. Olá Claudete,

    Adorei a sugestão!!!


    Boa Noite!!!
    Seja Sempre Feliz!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Miriam, realmente é um curinga esa salada. Beijos.

      Excluir
  2. Oi Claudete,

    por uma amizade destas eu daria muito mais do que a receita de uma salada gelada macarrão.

    Fala sério!!!

    Agora Claudete, deixa eu fugitr do tema para dizer-lhe que sua semelhança com a cantora carioca Claudete Soares é inacreditável.

    Considerada a dama da bossa-nova, lógico você é muito mais jovem do que ela,mas e mesmo assim, repito é inacreditável como vocês se parecem.

    Tenho quase certeza que muitos já devem ter falado isso para você, mas caso isto na tenha acontecido, estou enviando o site oficial dela.

    http://www.claudettesoares.com.br/

    Um abração carioca e muito obrigado pela sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Paulo , rs, obrigada pela sutileza , rsrsrsrs, entendi, mas era só amizade mesmo, quanto à Claudette Sores já ouvi sim, inúmeras vezes , rs,não conhecia o site, te agradeço, salvei e vou linkar pois amo bossa nova, fui conferir e não é que me pareço com ela mesmo!Papai falava , mas pai é pai não é? Abração
      experimenta as receitas tá?

      Excluir
  3. Ia esquecendo, estou seguindo você aqui, também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela gentileza. Ah! vou te procurar no facebook, tens? Assim verás algumas fotos.

      Excluir

Quando você comenta faz-me uma quituteira feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...