Seguidores

Obrigada pela Visita.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Segunda Feira : Reaproveitando sobras de Cozido.

               Bem começo dizendo que normalmente não me excedo na quantidade de comida que vou servir, mas imprevistos acontecem. Ontem, Domingo 1º de Maio, tempo nublado prenunciando pancadas de chuva a qualquer momento...Não deu outra, um casal amigo que viria almoçar conosco ,não veio. Já viu não é? O cozido que começei a preparar no sábado à noite  sobrou.
              Fiel aos meus princípios de não desperdiçar resolvi dar uma nova "roupagem " ao que restou , foi o suficiente para 04 pessoas que almoçaram em casa hoje, segunda-feira.

               Sobras do cozido:1) verduras e legumes cozidos
                             linguiça toscana ;
                                            2)osso buco.

               Sobras do peito de frango assado  (sempre faço outro tipo de carne)

 Reaproveitamento:1)
                Com as sobras de verduras, legumes e linguiça   fiz uma papa (você pode amassar ou passar no liquidificador )  acrescente leite e engrosse  a mistura com aveia para mingau. Acerte o ponto de sal se necessário e  a gosto ponha uma pitada de pimenta do reino em pó. obs: se não tiver à mão aveia poderá engrossar com um ovo inteiro. Mexer no fogo brando até obter a consistência de um purê.



Reaproveitamento 2)
                                 Com as sobras da carne do cozido : desosse o osso buco , separe o músculo e corte em pedaços menores. Coloque óleo na frigideira e acrescente uma cebola média picada , uma colher de sopa de alho picado e deixe amaciar em fogo baixo , acrescente os pedaços de carne e tampe a frigideira para que a carne fique  úmida e não resseque.
                                        


Reaproveitamento 3)
                               Com as sobras do peito de frango, corte em pequenos cubos , refogue em cebola picada e alho no óleo (pouco). Reserve. À parte bata dois ovos inteiros acrescente uma pitada de páprica picante e uma pitada de sal à gosto. Disponha a camada de frango na frigideira com óleo suficiente para fritura , por cima duas batatas cozidas fatiada em rodelas ou milho ou ervilha a seu gosto , por cima despeje os ovos batidos.,Tampe a frigideira e retire quando estiver se dado o cozimento dos ovos. Retire delicadamente e coloque no prato ou pirex. Você pode também levar ao forno  se não quiser usar a frigideira, neste caso dispense o óleo apenas isole o pirex com manteiga ou margarina.   

                   
                                        Para acompahar  servir uma salada verde e arroz branco.

Obs: como preparei o osso buco na véspera , coloquei na geladeira  e no outro dia retirei toda gordura que fica congelada na superfície, por isso a carne fica mais magra e saudável. Os legumes cozinho, separadamente da carne; neste caldo magro, retiro coloco em outro recipiente e do caldo restante é que faço o pirão,( segredo de pirão  gostoso é acrescentar ao caldo leite ou creme de leite desnatado).
                                        Espero que apreciem as dicas.

Escrito por Maria Claudete                                                                     

8 comentários:

  1. Claudete,
    O seu aproveitamento é tão sugestivo que quase parece comida sofisticada. :)
    Gostei bastante da ideia, até porque vou agora almoçar e apetite não falta. :)

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Mas esta é a proposta, rs, nova roupagem , rs, comida tem que ser atraente para ser degustada com prazer. Fico feliz que você tenha gostado. Postarei sempre às segundas-feiras. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Se esse cozido fosse à portuguesa...você ía gostar. Vá até ao Google e procure quais os ingredientes. Depois,"atreva-se" atravesse o Atlântico e venha conhecer esse paladar de diversas carnes, diversos enchidos,outras couves...Está convidada!
    Voltando ao seu "aproveitamento" dando novas roupagens ao que sobrou, só estou reticente no reaproveitamento 1, no mais, já estou sentado e esperando a minha vez para "servir-me"...

    ResponderExcluir
  4. João , já vi que estou diante de um excelente
    mestre cuca, mas creia que vou atrever-me a cruzar o oceano, rs, tenho uma comadre querida, odontológa , que está morando em Lisboa, não vai demorar muito e provarei as delicias do cozido português. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Um grande beijo de bom dia pra ti querida amiga...

    ResponderExcluir
  6. Obrigada meu amigo um Bom Dia deste é tudodebom!Beijos pra ti também.

    ResponderExcluir
  7. Fica muito bom qualquer tipo de prato feito com sobras de comida. Aqui em casa eu reaproveito bastante o peito de frango. É o que mais sobra porque a carne é um pouco seca, então é só inventar que todos acham ótimo. Gostei das dicas, Parabéns ! Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Clau, que blog bacana, que ideia legal essa sua de ensinar coisas novas na cozinha. Afffffffffffff, deu uma fome!

    Beijo imenso, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir

Quando você comenta faz-me uma quituteira feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...